
Parte da filmografia básica de qualquer grunge (junto com “Hype!” e “Singles”), “1991: The Year Punk Broke”, vai finalmente sair em DVD. O documentário, que até então só existia em VHS, acompanha uma turnê do Sonic Youth na Europa, que tinha como banda de abertura o Nirvana. Dinosaur Jr., Ramones e Babes in Toyland também aparecem no filme.
O lançamento em DVD faz parte das comemorações de 20 anos do documentário, e virá com extras como o média-metragem “(This Is Known As) The Blues Scale”, com o Nirvana tocando ‘In Bloom’ e performances do Sonic Youth (‘Eric’s Trip’, ‘White Kross’, ‘Inhuman’ e ‘Orange Rolls/ Angel’s Spit’).
Na nova edição também estará incluída uma gravação de 2003 de uma discussão entre Thurston Moore, Lee Ranaldo e Steve Shelley, do Sonic Youth, J. Mascis, do Dinosaur Jr., e Dave Markey, que dirigiu ’1991: The Year Punk Broke’.
Até o dia 29 de abril dá para ver o doc na íntegra aqui:
O filme é dedicado a Joe Cole, roadie do Black Flag e namorado da baixista do Babes in Toyland, Michelle Leon. Cole aparece no documentário e foi assassinado em um assalto três meses após o fim da turnê. Ele também foi homenageado nas músicas do Sonic Youth ‘JC’, com suas iniciais, e ’100%’.
Veja trechos de ’1991: The Year Punk Broke’: o primeiro com a baixista Kim Gordon passando batom nos integrantes do Nirvana; o segundo, com Sonic Youth tocando ‘Teenage Riot’:
Assine o RSS
Muito legal esse vídeo, da para relembrar o movimento grunge, bons tempos que não voltarão…
esse video está acima do “grunge”, é o relato de sonic youth e nirvana nos pontos altos das carreiras, se divertindo e tudo mais o que significa uma turnê