Spicy coxinhas de frango

coxinhas de frango apimentadas

Por quê?
Porque coxinhas são uma refeição simples e deliciosa, dá pra comer com a mão, vendo TV.

E poucas coisas são tão TRU quanto comer com a mão. Comidas apimentadas.

Quanto?

  • 1 kg de coxinhas da asa (aquelas menores, de churrasco – umas 15)
  • 1 cerveja long neck (no mínimo duas se você ainda planeja bebê-las)
  • 3 ou 4 pimentas jalapeño verde em fatias grossas – vale em conserva ou em lata
  • sal, azeite, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto
  • 1 limão

ingredientes

Como?
Num pote fundo, tupperware, ou até um saco plástico (desses de comida, não desses de supermercado que tu usa pra carregar chuteira pra pelada), misture as coxinhas, a cerveja, o sal e pimentas a gosto, e o limão espremido. Se você deu uma lavadinha digna no limão, pode até largar a casca marinando junto. Misture bem sem deixar vazar, feche e reserve na geladeira por umas duas horas, no mínimo. Umas quatro tá de bom tamanho.

Daí você tira a parada da geladeira e deixa em cima da pia pra voltar a temperatura ambiente. Leva tipo meia hora. Nesse tempo, você já pode ir pré-aquecendo o forno. Tudo no alto, porque as coxinhas assam rápido – e se cozinharem muito lentamente, elas podem ficar ressecadas.

coxinhas marinando

As coxinhas vão num tabuleiro de bolo razoavelmente fundo, porque a cerveja vai junto, e as pimentas também. Só o limão que você já pode jogar no lixo. Mas ainda rola de regar com um pouquinho de azeite.

Esse tabuleiro vai ao forno quente por 20 minutos a meia hora, e depois, sem desligar o forno (mas tirando o tabuleiro de dentro dele), você vira as coxinhas e deixa elas assarem por mais meia hora. Você vai saber que está pronto quando a cerveja tiver evaporado e as coxinhas estiverem douradas e crocantes.

Onde?
Num prato fundo, na mão, mergulhando elas num pote de sour cream sem a menor higiene. Ou com uma farofinha e maionese de batatas, naquela vibe churrasco. É uma receita de sabores bem simples, a cerveja é só o veículo pras pimentas. Tem que curtir.

Ferramentas: Um tabuleiro e capacidade de guardar pelo menos uma cerveja.
Dificuldade: A parte da cerveja.
Rendimento: Exatamente o mesmo número de coxinhas que você colocou no tabuleiro. Ou umas 15, pra cada quilo, dependendo do tamanho da coxinha e o quão congelada ela estava.

Para fazer ouvindo: Rufus Thomas – “The Funky Chicken”

7 thoughts on “Spicy coxinhas de frango

  1. Marcia H

    nossa, isso me deixou com vontade de comer frango… eu gosto muito das receitas deste blog.

    como assim, a pessoa que escreve nao é adolescente? rsrsrs pensei que sim

    Reply
  2. DROCOME

    Fudido velinho eu gosto desse tipo de comida só isso no jantar em cima da cama vendo tv….
    eu sempre preparo algo parecido mais eu gosto de comprar oque o supermercado chama de tulipinhas que são a parte de cima da asa, sobrecoxa da asa ou algo assim, fica bom pacas,
    da uma passada lá no drocome qualquer hora
    abs

    Reply

Leave a Reply