Filezinhos de peito de frango crocantes

Por quê?
Convenhamos, nuggets são uma delícia, mas são também uma merda. Fazer nuggets em casa proporciona uma experiência de frango frito completamente diferente. Tanto que eu nem chamei a receita de “nuggets”. Podia chamar de “American Style Deep Fried Chicken Cutlets”, mas a real é que isso nada mais é que uma tentativa feliz em reproduzir a crocância dos frangos do KFC, que não existem aqui em Buenos Aires. Por isso que a receita não leva farinha de rosca, e sim, flocos de milho – sem açúcar, obviamente. Não tente substituir por Sucrilhos.

Quanto?

  • 4 peitos de frango inteiros desossados
  • flocos de milho sem açúcar – corn flakes, tipo sucrilhos só que SEM AÇÚCAR (uns 300g)
  • 4 ovos
  • meio quilo de farinha de trigo, mais ou menos
  • salsa desidratada (meio a um pacotinho pequeno, a gosto)
  • duas colherinhas de alho em pó – não é indispensável, mas dá uma cor e um saborzinho extra à casquinha crocante
  • pimenta calabresa (eu curto usar MUITA, pra ficar picante pacas, mesmo)
  • sal e pimenta-do reino
  • óleo para fritar, bastante

Como?
Primeiro precisamos entender que as quantidades aqui são um pouco frouxas, porque varia muito de acordo com o tamanho dos filezinhos de frango e a habilidade que você tem em empaná-los. Ao mesmo tempo, também não tem mistério algum, é uma receita que é basicamente posicionar tudo em ordem e ir mergulhando os pedaços de frango em diferentes pratos.

Começamos então preparando três tijelas tijelas, uma com a farinha de trigo, outra com os ovos, e a terceira, com os flocos de milho. Misture os ovos com um garfo até que fique mais ou menos homogêneo, mas sem se empolgar demais porque você não está fazendo uma omelete. Na outra tijela, esmague os flocos de milho grosseiramente, com as mãos – você também pode esmagá-los antes de colocá-los na tijela, usando um saco plástico ou pano limpo, mas com cuidado para não esfarelar demais. Misture aos flocos de milho o alho em pó, salsa desidratada, sal e pimentas, e reserve.

Então é chegada a hora de cortar os peitos de frango (sem pele e sem osso) em filezinhos não muito finos, mas também não muito grandes. Pense em algo que você pode comer com duas mordidas. Terminando de cortá-los, você já pode colocar uma frigideira alta com bastante óleo (suficiente para cobrir os filezinhos) para esquentar no fogo. E é hora de começar a empanar os filezinhos. A ordem é a seguinte:
1. farinha de trigo
2. ovos
3. flocos de milho temperados

Já ficou meio óbvio, né? Dissecando um pouco mais a técnica, eu faço de cinco em cinco pedaços, passando todos primeiro pela farinha de trigo, depois pelos ovos, e finalmente, pelos flocos crocantes. Os cinco filezinhos seguem então para a frigideira enquanto eu empano mais cinco filezinhos. É o tempo da fritura, porque os pedaços são pequenos e peito cozinha rápido. Tire os filezinhos e repouse-os em uma grande ou o bom e velho prato coberto com guardanapo de papel, e imediatamente acrescente os novos cinco filezinhos recém-empanados ao óleo. E assim vai até acabar o frango.

Dicas finais: a mão que empana os filés na farinha e nos flocos de milho é diferente da mão que empana os filés nos ovos – ou tudo vira uma grande massa de bolo grudada na ponta dos dedos. Depois de fritos, os nuggets reaquecem bem no forno. Só pré-aquecer o forno e colocar os pedaços já fritos em um tabuleiro por 3 a 5 minutos.

Onde?
Puro, como lanche ou petisco, acompanhando um molhinho de mostarda com mel, uma maionese caseira, ou até um barbecue vagabundo. Com salada de batata e maionese, com purê, dentro do pão… Enfim, tenho certeza que você já comeu frango empanado antes e sabe o que fazer com ele.

Ferramentas: três tijelas, uma frigideira
Dificuldade: é bem fácil de fazer, na real. Só é um rango bagunceiro pacas, que deixa um monte de coisa suja, principalmente a superfície usada pra cozinhar.
Rendimento: Pacas. Rende pacas. Dá pra umas 6 pessoas beliscarem tranquilamente.

Para fazer ouvindo: Bill Withers – “Harlem”

4 thoughts on “Filezinhos de peito de frango crocantes

  1. Max

    Vou experimentar essa, soa boa pra caraleo!

    Cara, o blog é demais. Demais mesmo, sem boiolice.

    Acabei de fazer um filé mignon com massa aqui pra mim e pra patroa, seguindo as dicas dadas aqui (bife perfeito e a massa do chef francês lá que come todo dia no restaurante… ). Demais, melhor carne que já fiz na vida e a namorada amou também.

    Vou fazer o máximo que der aqui das receitas do blog heheh

    Falow!

    Reply

Leave a Reply