Decoração de Interiores Design de Interiores

Vamos falar sobre decoração de interiores

Não existe melhor lugar que a nossa casa, por isso, é fundamental que dentro do nosso território nos sintamos bem, confortáveis, mas primeiramente que ela seja um prolongamento do nosso bem-estar até porque é aqui nos devemos sentir seguros e prontos para relaxar depois da correria do dia a dia.
Claro que, o sonho de muitas pessoas é apostar na decoração de interiores consoante as tendências da moda, mas também todos sabemos que as tendências e moda são mutáveis, e muitas vezes essas mutações são tão rápidas, tornando difícil, de acompanhar o ritmo, por isso, o ideal não é seguir cegamente as tendências, mas sim adaptar os clássicos do conforto com peças e objetos simples que podem transformar toda a decoração num abrir e fechar de olhos.
O que, eu quero dizer com isto é que, por exemplo, o amarelo pode estar na moda, mas um sofá amarelo, por muito bonito que seja, pode facilmente se tornar cansativo, e quando essa cor sair de moda, vamos ter em casa aquilo a que, eu chamo carinhosamente de um mono, que nos vais incomodar bastante sempre que olharmos para ele.
Será que não devo usar amarelo na minha decoração, mesmo que isso seja uma grande tendência?
Claro que não! Se o amarelo é uma tendência que vos agrada, então sigam em frente, e apostem nessa cor, contudo, não o façam em peças ou objetos que não possam ser substituídos facilmente! Voltando ao exemplo do sofá e da sala, porque não apostar num sofá cinzento, e colocar sobre ele almofadas amarelas? Uma carpete amarela também permitir aquele charme extra e claro, as molduras da parede nestes tons podem funcionar muito bem… Assim, se daqui por uns meses já não gostarem do amarelo e o branco for a nova tendência, basta mudar as cores dos objetos, e quem sabe, criar novas combinações que podem ficar muito giras.
O aproveitamento do espaço também é fundamental para o conforto e claro, tem um desempenho muito importante quando o assunto é o lado prático da casa durante o dia a dia. Por muito que se goste de um determinado móvel, ou combinação de móveis, é preciso ter em conta as divisões da casa e perceber se ele vai ficar realmente bem a longo prazo ou se, eventualmente, vai acabar por, ser apenas um estorvo no dia a dia.
Um exemplo prático do que digo são aqueles móveis no compartimento de entrada da casa. Muitas pessoas sonham ter um móvel robusto onde possam, por exemplo, guardar o calçado assim que chegam, contudo, se o vosso hall de entrada for pequeno, esse móvel pode se tornar um obstáculo à circulação, além de que não será prático calçar e descalçar os sapatos se estivermos muito confinados.
O que fazer nesta situação?
Primeiro é fundamental perceber que nem tudo o que é tendência, ou tudo aquilo que gostaríamos de ter na nossa casa pode ser realizado sem causar prejuízo (seja visual ou de espaço), neste caso, se a ideia é decorar aquele espaço junto à porta da entrada e não existe espaço para muita coisa, a opção será uma pequena mesa (onde podes colocar uma peça decorativa e, por exemplo, um suporte para as chaves), ou então, por que não apostar numa daquelas estantes que parecem escadas e ficam encostadas à parede? Assim, tens aproveitamento de espaço em altura e claro, mais um espacinho extra para colocar, por exemplo, livros, revistas, ou alguma peça decorativa que gostem.
É importante também incorporar alguns objetos com significado especial e sonhos. Toucadores, porta-retratos, plantas e até mesmo móveis antigos são essenciais para deixar a casa com personalidade.

Outra questão importante é iluminação, pois ela reflete o sentimento dos ambientes. Para isso, use lâmpadas com acabamento diferenciado que criem um clima relaxante e acolhedor.

A cor também tem seu papel fundamental na decoração de interiores Lisboa. Por isso, opte por tons que resultem na atmosfera projetada. Cores suaves e neutras dão um toque de relaxamento, enquanto cores principais, como azul, verde, amarelo e laranja, tornam o ambiente mais aconchegante.

Decorar sua casa requer muita atenção para obter o melhor resultado. Por isso, use a criatividade para montar o seu próprio estilo e combine o que há de melhor para trazer um toque de personalidade à sua casa.