Notícias

Características essenciais de um bom líder

Mesmo os membros mais juniores de uma equipa podem aprender a ser um bom líder, se estiverem a usar os seus talentos para motivar e ajudar as suas equipas a avançar e, em última análise, a alcançar os seus objectivos (individualmente, à escala departamental, e em toda a organização).

 

Quais as principais características de um bom líder

1. Visão

Talvez a maior qualidade que qualquer líder pode ter seja a visão – a capacidade de ver a grande imagem de para onde se dirige a organização ou equipa em que trabalha, do que é capaz, e o que será necessário para lá chegar.

2. Inspiração

Tão importante como ter uma visão é a capacidade de transmitir essa visão aos outros, e entusiasmá-los com ela. Isto significa manter uma presença positiva mas realista dentro da organização, ajudando os membros da equipa a manterem-se motivados e empenhados, e a lembrarem-se para que é que estão a trabalhar.

3. Comunicação Interpessoal

Os bons líderes devem ser capazes de interagir com outras pessoas de uma forma que lhes pareça genuína. Isto não significa que é preciso ser um extrovertido ou uma pessoa-pessoa para ser um líder – há muitos líderes excelentes que se auto-identificam como introvertidos!

Pelo contrário, significa ser capaz de demonstrar empatia, envolver-se na escuta activa, e construir relações de trabalho significativas com os que o rodeiam, quer se trate de um par ou de um relatório directo.

4. Autenticidade e auto-conhecimento

Uma das principais formas de se tornar um grande líder é ter consciência de si próprio o suficiente para compreender os seus pontos fortes e as suas falhas, e construir um estilo de liderança autêntico que seja fiel a quem você é e à forma como faz o seu melhor trabalho.

Quer ser o melhor líder possível, e não tentar encaixar num molde definido por outra pessoa.

Tente abraçar as coisas que fazem de si quem é, e que naturalmente se traduzirão no desenvolvimento de um estilo de liderança autêntico.

5. Mente Aberta e Criatividade

Ser um bom líder significa estar aberto a novas ideias, possibilidades e perspectivas, e compreender que não há uma forma “certa” de fazer as coisas.

A liderança envolve o conhecimento de que o sucesso vem com a vontade de mudar a forma como as coisas são feitas e de trazer novos olhos para inspirar novas ideias, para além de tentar pensar o mais possível fora da caixa.

6. Paciência e tenacidade

Um bom líder sabe como ter uma visão a longo prazo, quer se trate de uma estratégia, de uma situação, ou de um objectivo. Ser capaz de enfrentar quaisquer choques na estrada e persistir sem ficar frustrado ou derrotado é fundamental – desde pequenos projectos a visão empresarial, controlar a ansiedade é um traço essencial para uma liderança forte.

Se trabalhou para um mau líder, provavelmente já tem a resposta para a razão pela qual uma boa liderança é importante. Uma boa liderança pode fazer a diferença entre desfrutar do seu trabalho e tolerar o seu trabalho.

Os líderes devem ser capazes de ouvir, observar, e estar dispostos a mudar de rumo quando necessário.