Notícias

Como reduzir o consumo de água

A subida dos preços tem vindo alterar (e muito) a situação financeira das famílias, como tal, sempre que possível, devem ser feitos cortes para evitar e reduzir despesas desnecessárias. Além disso, estamos cada vez mais numa época em que é importante cuidarmos do nosso planeta e dos nossos recursos, assim, poupar água pode ser uma solução para combater dois grandes males da atualidade.

1. Fechar as torneiras
Pode até parecer óbvio, mas a verdade é que ainda existem muitas pessoas que se esquecem de fechar as torneiras enquanto tomam banho, lavam os dentes, etc… Em média, uma torneira aberta enquanto lavamos as mãos pode gastar cerca de litros de água, enquanto, se for apenas utilizada quando necessário, esse consumo pode reduzir para apenas litro.

2. Duche e aproveitamento de água.
Se mantivermos a lógica que devemos fechar a torneira quando não estivermos a utilizar a água, o duche será sempre uma boa opção. Contudo, e apesar de todos os esforços, é possível, que exista desperdício de água, desta forma, o ideal será colocar um pequeno balde ou recipiente no duche e usar a água que lá cair, para outras funções, como, por exemplo, o autoclismo.

3. Ter em atenção o autoclismo
Devemos verificar se existem fugas de água, e claro reduzir o volume de água libertada nas descargas, desta forma, estamos a fazer uma redução significativa do consumo de água.

4. Torneiras a pingar
Uma torneira a pingar a cada 5 minutos durante 24 horas, corresponde a cerca de 30 litros de água desperdiçados num só dia. Verificar se as torneiras vedam bem e fazer os devidos ajustes, vai contribuir para a redução do consumo de água.

5. Controlar o consumo da cozinha
A água deve ser apenas usada quando necessário e na quantidade necessárias. Por exemplo, não faz sentido descongelar a comida em água a correr nem usar mais água do que o necessário, para cozer um ovo.

6. Não usar a água para “varrer”
Quando se fala em jardins ou pátios, as pessoas têm tendência para usar a mangueira como maneira de varrer o lixo, contudo a água deve ser usada para limpar e não para varrer, uma vez que o desperdício de água é enorme nestas situações.

Estas são apenas algumas dicas, provavelmente muito simples, de como se pode reduzir o consumo de água em casa, de qualquer forma, uma breve pesquisa na internet, vai não só dar mais dicas, como dar também sugestões de alternativas para todos os gostos.