Decoração de Interiores

Dicas essenciais para dar à sua casa a remodelação que merece

Fartou-se de passar frio no inverno e calor no verão dentro de sua casa? O telhado mete água? A cor evaporou-se das paredes? A casa de banho está a precisar de louça nova? Os móveis precisam de reforma e o frigorífico de um upgrade para lhe permitir poupar a, mais do que nunca, preciosa eletricidade?

Tal como o nosso carro necessita de uma revisão regular para mudança de óleo e discos de travão, a nossa casa, lugar onde celebramos vitórias e curamos desilusões, merece que cuidemos dela e façamos as remodelações necessárias para que nos continue a dar o conforto de que necessitamos.

Dicas para dar à sua casa a remodelação que merece

Se já percebeu que a sua casa começa a acusar sinais de desgaste e que uma remodelação é a solução, vamos deixar-lhe com algumas dicas essenciais para que tudo corra de acordo com as suas expetativas. Pegue no bloco de notas e comece a apontar!

Pare, escute e olhe para as necessidades mais prementes

Com a ideia de qualquer remodelação deve ser feita, primeiro que tudo, com base nos seus gostos, há, contudo, que priorizar as obras ou mudança que quer fazer.

Assim, pare, escute os barulhos que a canalização ou instalação elétrica possam fazer, e olhe para as paredes e telhados.

Como o dinheiro não estica, é importante que se foque no essencial (isolamento térmico, arranjos no telhado, janelas e portas, eletrodomésticos essenciais, etc.) e só depois se preocupe com remodelações menores ou alterações na decoração.

Não só porque a atual situação energética na Europa o exige, mas porque é importante viver de forma confortável, procure fazer as remodelações sob uma ótica de otimização energética.

Isto é, substitua janelas antigas por janelas de vidro duplo e coloque capoto nas paredes exteriores, por exemplo.

Consulte profissionais

A não ser que seja um expert em construção civil e/ou decoração, aconselhamos a que consulte profissionais nas áreas especificas em que a sua casa vai precisar de remodelações.

Isto acaba por ser fundamental não só pelos conselhos de construção e materiais a utilizar, mas também orçamentação da obra.

Pondere fazer um crédito pessoal

Após estimar a necessária prospeção de mercado em busca da melhor proposta para a execução das obras que tem planeadas e a orçamentação, chega o momento da verdade é que das duas uma: ou vai às suas poupanças retirar o dinheiro necessário ou procurar fontes de financiamento externas.

Se preferir guardar o pé-de-meia para “um dia de chuva”, o nosso conselho é para que pondere pedir um crédito pessoal, uma vez que esta solução oferece-lhe um financiamento rápido e sem grande necessidade de garantias a taxas de juro competitivas para valores que podem ir dos 250 até aos 75 mil euros.

Tome, por exemplo, a solução de crédito pessoal disponibilizada pelo UNIBANCO.

Esta marca que faz companhia aos consumidores portugueses há mais de 48 anos, oferece no seu site um simulador de crédito pessoal que lhe permitirá ficar a saber o valor a pagar  com o seu pedido de crédito para valores entre os €5.000 e os €75.000, bem como optar por prazos de pagamento que oscilam entre 24 e 84 meses.

Se a proposta apresentada por esta marca pertencente à UNICRE – Instituição Financeira de Crédito lhe agradar, após escolher o montante e prazo de pagamento que mais lhe convém através do simulador, terá apenas de preencher um pequeno formulário com os seus dados pessoais, anexar alguns documentos como o comprovativo de morada, os últimos 3 recibos de vencimento e o comprovativo de NIB/IBAN, e aguardar uma resposta por parte do UNIBANCO.

Depois de devidamente analisado pelo UNIBANCO e aprovado, poderá dispor do dinheiro que pediu em apenas alguns dias úteis.

Não se esqueça de verificar se tem de pedir uma licença camarária

Se para pintar o exterior da casa, arranjar a fachada ou o telhado só precisa de comunicar à Câmara Municipal da sua zona de residência que o vai fazer, irá necessitar que a mesma câmara lhe forneça uma licença.

Esse pedido de licença junto da Câmara Municipal da sua zona de residência deve ser realizado se a obra projetada vier a ocupar a via pública com andaimes ou contentores para a recolha do lixo por ela produzida.

O mesmo se aplica a obras que impliquem a modificação na estrutura de estabilidade do edifício ou na forma de fachadas e telhados. Para além disto, caso a sua casa seja um imóvel classificado ou vias de classificação também irá precisar de uma licença camarária.