Decoração de Interiores

Razões para incorporar uma ilha na cozinha

Ver uma ilha na cozinha é algo cada vez mais comum, sobretudo nos projetos modernos em Portugal. Os motivos para tal acontecer são muitos, que vão desde a estética até à praticidade.

Embora seja comum ver ilhas na cozinha nas casas recém-construídas, a verdade é que é possível incorporar uma ilha em casas já existentes.

Claro, o processo pode ser mais complexo do que quando se cria um projeto de raiz, mas nada que um profissional consiga contornar. O importante é fazer um bom planeamento antes de avançar com a sua instalação no espaço.

Apesar de ser uma tendência em crescimento, muitas são as pessoas que ainda se mostram reticentes em aderir a este tipo de projeto. Porém, ao fazerem isso, acabam por não terem proveito das funcionalidades desta disposição.

É o seu caso? Então continue a ler este artigo e descubra as razões pelas quais deve incorporar uma ilha na cozinha.

 

7 razões para ter uma ilha na cozinha

Tal como foi dito, a estética e a praticidade estão no topo dos benefícios em incorporar uma ilha na cozinha. Todavia, existem outros (bons) motivos para apostar nesta configuração para o seu espaço de preparação de refeições.

Quer saber quais? Veja a lista:

Ajuda a separar os espaços

Atualmente, em Portugal é cada vez mais comum encontrar casas com configuração em open space, isto é, sem separação entre a cozinha e a sala de jantar.

Assim, uma incorporar uma ilha na cozinha ajuda a usar a ilha como forma de separar esta divisão das restantes sem, no entanto, ter uma barreira visual.

Incorporar uma ilha na cozinha torna a divisão mais elegante

Em comparação com as cozinhas tradicionais, as cozinhas com ilha têm um aspeto muito mais elegante e moderno.

Funciona como um espaço de arrumação adicional

Se a sua cozinha tem pouco espaço disponível para arrumação, investir numa ilha na cozinha é, sem dúvida, uma excelente opção.

Afinal, além da área de bancada, é possível contar com novos compartimentos, tais como gavetas e/ou prateleiras, que servem para, por exemplo, arrumar alimentos ou utensílios de cozinha.

Torna a circulação na cozinha muito mais prática

Uma das vantagens de uma cozinha moderna com ilha é, sem dúvida, ter uma divisão mais fluída em termos de movimento.

Contudo, é necessário que a ilha tenha as dimensões adequadas para o espaço, senão, terá o efeito contrário.

Ilha na cozinha traz mais área de trabalho disponível para a divisão

Já lhe aconteceu não ter espaço suficiente para preparar as suas refeições? Com uma ilha na cozinha, isso certamente não irá acontecer. Afinal, funciona como um balcão extra que, além de poder preparar refeições, serve para arrumação.

Tudo depende, claro, das dimensões e das funções que tiver, isto é, se tem a pia ou o fogão incorporados.

Pode servir como mesa

Seja por não existir espaço para criar uma sala de jantar, seja por uma questão de conforto, uma ilha na cozinha pode ter um efeito 2 em 1, isto é, servir não só para preparar refeições, mas também para servir como mesa.

Para tal, só precisa de ter a altura certa para colocar cadeiras ao redor ou, caso queira usar bancos, criar uma espécie de extensão que sirva como mesa, semelhante ao que se vê em alguns bares.

Existe variedade de ilhas para cozinha no mercado para todos os gostos

Desde cores a materiais, atualmente existe uma diversidade de opções estéticas adequadas a diversos estilos de decoração e gostos. Por isso, é praticamente impossível não encontrar uma com a qual se identifique.

Tudo o que precisa é de ter em mente aquilo que pretende e qual a mensagem que quer transmitir na divisão.

 

Dicas para colocar uma ilha na cozinha

Conforme foi referido, é importante que incorpore uma ilha na cozinha adequada aos aspetos da divisão. Por isso mesmo, preste atenção a alguns pontos:

  • Função: antes de montar uma ilha na cozinha, é importante que tenha em conta as funções que terá, de modo a determinar todas as instalações necessárias (elétrica, hidráulica, entre outros);
  • Dimensões: por norma, o ideal é que a ilha esteja a uma distância entre 70 a 120cm da parede. Caso a queira colocar cadeiras ao redor, a ilha deve ter mais de 75cm de altura;
  • Iluminação: é importante ter luz direta sobre a ilha, por isso, é recomendado que use lâmpadas ou candeeiros suspensos, podendo complementar com o uso de spots;
  • Materiais: pode-se revestir as ilhas com diversos materiais, no entanto, devem-se escolher aqueles que sejam mais resistentes e fáceis de limpar.