Decoração Quarto

Decorar quartos de criança: o que deve saber antes?

Muito mais do que cor, decorar quartos de criança envolve alguma cautela e planeamento. Porquê? Porque os mais pequenos deixam de ser pequenos rapidamente e porque também os seus gostos mudam.

Por isso, deve prevalecer o conforto, a segurança e a durabilidade.
Sem dúvida que a decoração do quarto dos mais pequenos é um momento especial. Por isso, envolva toda a família, em especial os mais novos.
Seguramente que eles terão uma opinião a dar em relação ao processo!
Claro, pode ser difícil satisfazer todos os desejos, mas nesses casos, o importante é explicar-lhes o porquê de algumas coisas não serem exequíveis.
De resto, basta aproveitarem este processo para se divertirem!

O que deve ter em conta ao decorar quartos de criança?
Conforme foi dito, deve prevalecer a segurança, o conforto e a durabilidade. Porém, existem outros aspetos que tem de considerar. Quer saber quais são?

1. Temáticas para decorar o quarto das crianças
Em primeiro lugar, deverá considerar os possíveis temas para decorar o quarto da criança. Afinal, será com base nesta informação que conseguirá decorar o quarto da criança.
Para definir um tema, deve ter em conta a personalidade do mais pequeno, e isso envolve conhecer os seus gostos, como por exemplo, o desenho animado ou o animal favorito.
Depois de saber qual é o tema, defina as cores e os materiais que irá usar na decoração do quarto.

2. Segurança
Muito mais do que um espaço onde pode dar asas à sua imaginação, o quarto deve ser um local seguro para as crianças. Por isso, isole as tomadas e tenha em atenção todas as esquinas bicudas.
Além disso, evite usar objetos pontiagudos ou pequenos, correndo o risco de as crianças engolirem-nos.

3. Organização dos brinquedos

Claro que não existe um quarto de criança sem brinquedos. No entanto, é inegável pensar na saga dos brinquedos espalhados pelo chão do quarto. Será que há alguma forma de acabar com ela?

Há. Como? De diversas formas,

▪ Com móveis para arrumação de brinquedos, que possibilite uma organização e divisão dos brinquedos e permita à criança saber exatamente onde encontrar os mesmos;
▪ Selecionar os brinquedos que o mais pequeno gosta e expô-los em prateleiras nas paredes;
▪ Usar baús, caixas organizadoras e cestos (pode usar transparentes, acolchoados ou, então, com etiquetas).

Além disso, é importante incutir o sentido de organização e arrumação dos próprios brinquedos depois da diversão.
Para tal, mostre quais são os inconvenientes de, por exemplo, ter a cama desarrumada na hora de deitar.

4. Mobiliário
Seguindo os conselhos de segurança referidos anteriormente, escolha mobiliário sem arestas pontiagudas ou com componentes que possam ser engolidos pelas crianças.
Durante a compra, procure escolher opções com durabilidade e que se adaptem ao crescimento das crianças, como por exemplo, cadeiras de papa que se possam transformar em cadeiras que a criança possa mais tarde usar para fazer desenhos.
Por último, mas não menos importante, aposte em mobiliário que seja funcional.

5. Almofadas e roupa de cama

Uma forma de proporcionar um ambiente confortável e aconchegante para a criança dormir é a escolha das almofadas e da roupa de cama.
No caso das almofadas, elas são melhor forma de decorar os quartos de criança com pouco dinheiro. Por isso, escolha as cores e os padrões de acordo com o tema da decoração.
No que diz respeito à roupa de cama, dê preferência à de algodão, pois é mais macia e fresca, ideal para as épocas mais quentes do ano.

6. Tapetes
Ainda dentro dos têxteis-lar, não há nada mais aconchegante e importante na decoração de quartos de criança do que um tapete.
Muito mais do que tornar o ambiente confortável e agradável, os tapetes são uma boa forma de amparar algumas quedas. Além disso, servem como base para as crianças se sentarem e brincarem.
Tendo em conta as suas potencialidades, escolha um tapete fofo, lavável e de acordo com a decoração do quarto.

7. Utilizar as paredes para decorar o quarto da criança

Se se enquadra no tema do quarto do mais pequeno, pode usar as paredes para a decorar o espaço. Como?
▪ Papel de parede: com ou sem textura, com cores mais alegres ou pastel, o papel de parede é de fácil manutenção, pois é muito prático para se limpar. Além disso, é fácil de remover;
▪ Pósteres e quadros: pode aplicá-los e removê-los sempre que quiser. Quanto aos temas, formas ou cores, existem imensos à escolha, desde figuras geométricas a animais;
▪ Tinta: se optar por pintar o quarto, escolha tintas sem cheiro e laváveis;
▪ Lousa: caso tenha essa possibilidade, crie uma parede em lousa no quadro. Certamente que não há decoração mais dinâmica, personalizável e criativa que esta!

Como vê, decorar quartos de criança é muito mais simples do que parece! Só precisa de aplicar estas dicas e ver o resultado final.