Talharim com manteiga e foie gras

Por quê?
Segundo o Les Halles Cookbook, do Anthony Bourdain, esse é o prato que o grande chef francês André Soltner optava por comer todos os dias, religiosamente, na cozinha de seu restaurante. Ou seja: diante de tanta história e referências, estamos claramente nos deparando com uma típica RECEITA PRA IMPRESSIONAR A MULHERADA. Claro que não pode ser qualquer mulherada, afinal, patê de fígado de ganso realmente não é pra qualquer uma.

Quanto?
Saquem que lindeza a simplicidade da parada:

  • meio pacote de talharim (de qualidade, né bróder? Tu quer mesmo impressionar a gatinha?)
  • duas ou três colheres (de sopa) cheias de manteiga – também da boa, tipo Président, que hoje em dia tem em qualquer lugar (menos Paracambi)
  • duas colheres (de sobremesa) de foie gras
  • sal e pimenta do reino
  • queijo parmesão ralado e azeite (opcionais)

Como?
Faça seu macarrão conforme já ensinamos AQUI. Bastante água e sal, sem óleo, um minutinho a menos do que o tempo recomendado na embalagem… Essas coisas que tu já deve estar se acostumando a fazer. Escorra, e retorne a panela. Acrescente a manteiga e, se quiser, um fio de azeite. Eu, como sou escroto, usei um azeite trufado (comprado no Mercadão Municipal de São Paulo), bem pouquinho, só pra dar aquela aromatizada.

Acrescente o sal e a pimenta-do-reino a gosto (umas quatro pitadas de sal e duas de pimenta costumam ser o suficiente), e misture delicadamente com um garfo até a manteiga derreter por completo e se espalhar por todo o macarrão. Sirva cada prato com uma colherada de foie gras, em cima ou ao lado do macarrão, e queijo parmesão.

Onde?
A lenda deixada pelo chef francês dizia que era só isso mesmo. Mas se você realmente precisar de mais alguma parada acompanhando, sugiro apenas um bife.

Ferramentas: panela e escorredor de macarrão
Dificuldade: quase um miojo
Rendimento: dois pratos

Para fazer ouvindo: Jacques Brel – “Quand on n’a que l’amour”

8 thoughts on “Talharim com manteiga e foie gras

  1. Marcus

    Foie Gras é G.A.Y.! E a sua produção é de uma crueldade infinita(Gavage). Não sou ativista do Peta nem nada, mas se fosse só criar o ganso normalmente, matar e comer era aceitável. Não gosto do sabor, além do preço abusivo(custo-benefício). Em compensação pago fácil 50 mangos na picanha de búfalo ou 100 pelo bacalhau.

    Já o azeite trufado eu dou valor! Aí sim!

    Troco Foie Gras por uma simples lata de atum, o que também deve ficar ótimo nessa receita. Talvez para uma gatinha menos pheena.

    Reply
  2. João Pedro

    Se não fosse o foie gras…
    Que tal algumas sugestões para substituir o negócio?

    Assiste alguma vez eles fazendo isso. É tipo vitela: cruel.

    E olha que eu sou MUITO carnívoro, de preferência mal-passada!

    Reply
  3. Gilso Botinha

    Fred, voce ta certo. Comida é vida e morte, e nao tem esse papo de politicamento correto com comida.

    Ecologistas sao abicharados, principalmente aqueles que comem atum.

    Vou fazer essa parada com muito foie gras, e vou pensar nos patinhos que se foderam por mim.

    abraços.

    Reply
  4. Morte aos idiotas

    Sr. Gilson Botinha… abicharado é esse seu nick, ou será q é sobrenome mesmo??? Botinha no seu fiofó!!! foie gras é o caralho… tipo de comida q deveria ser proibida, essa crueldade é inadmissível… Porém, a idéia é válida para quando essa espécie imbecil que é a Homo sapiens sapiens (q de sapiens não tem nada), deixar de ser soberana, e alguma outra espécie evoluir e quiser manter os humanos durante 21 dias com um tubo de alimentação, enfiando tudo q é porcaria goela abaixo, para apreciar fígado humano gordo no jantar!!! Vamos substituir sim essa porcaria de foie gras!!! Abaixo foie gras!!! Foie gras é o símbolo da crueldade boiolal!!!Comida de biola!!!

    Reply
  5. PRISCILLA

    que vaca que vc é garota!
    Foie Gras é G.A.Y.! E a sua produção é de uma crueldade infinita(Gavage). Não sou ativista do Peta nem nada, mas se fosse só criar o ganso normalmente, matar e comer era aceitável. Não gosto do sabor, além do preço abusivo(custo-benefício).

    {2}

    Reply
  6. Marcelo

    Foie Gras provindo do ganço,Atum, brócolis ou o trigo de que é feito a farinha … tudo é ser vivo….penso que deve ser repensado a forma da produção da comida…mas esse diálogo ambientalista sem fundamentação teórica é ridículo!

    Reply

Leave a Reply