Decorar quartos de criança: o que deve saber antes?
Muito mais do que cor, decorar quartos de criança envolve alguma cautela e planeamento. Porquê? Porque os mais pequenos deixam de ser pequenos rapidamente e porque também os seus gostos mudam.
Por isso, deve prevalecer o conforto, a segurança e a durabilidade.
Sem dúvida que a decoração do quarto dos mais pequenos é um momento especial. Por isso, envolva toda a família, em especial os mais novos.
Seguramente que eles terão uma opinião a dar em relação ao processo!
Claro, pode ser difícil satisfazer todos os desejos, mas nesses casos, o importante é explicar-lhes o porquê de algumas coisas não serem exequíveis.
De resto, basta aproveitarem este processo para se divertirem!
O que deve ter em conta ao decorar quartos de criança?
Conforme foi dito, deve prevalecer a segurança, o conforto e a durabilidade. Porém, existem outros aspetos que tem de considerar. Quer saber quais são?
1. Temáticas para decorar o quarto das crianças
Em primeiro lugar, deverá considerar os possíveis temas para decorar o quarto da criança. Afinal, será com base nesta informação que conseguirá decorar o quarto da criança.
Para definir um tema, deve ter em conta a personalidade do mais pequeno, e isso envolve conhecer os seus gostos, como por exemplo, o desenho animado ou o animal favorito.
Depois de saber qual é o tema, defina as cores e os materiais que irá usar na decoração do quarto.
2. Segurança
Muito mais do que um espaço onde pode dar asas à sua imaginação, o quarto deve ser um local seguro para as crianças. Por isso, isole as tomadas e tenha em atenção todas as esquinas bicudas.
Além disso, evite usar objetos pontiagudos ou pequenos, correndo o risco de as crianças engolirem-nos.
3. Organização dos brinquedos
Claro que não existe um quarto de criança sem brinquedos. No entanto, é inegável pensar na saga dos brinquedos espalhados pelo chão do quarto. Será que há alguma forma de acabar com ela?
Há. Como? De diversas formas,
Com móveis para arrumação de brinquedos, que possibilite uma organização e divisão dos brinquedos e permita à criança saber exatamente onde encontrar os mesmos;
Selecionar os brinquedos que o mais pequeno gosta e expô-los em prateleiras nas paredes;
Usar baús, caixas organizadoras e cestos (pode usar transparentes, acolchoados ou, então, com etiquetas).
Além disso, é importante incutir o sentido de organização e arrumação dos próprios brinquedos depois da diversão.
Para tal, mostre quais são os inconvenientes de, por exemplo, ter a cama desarrumada na hora de deitar.
4. Mobiliário
Seguindo os conselhos de segurança referidos anteriormente, escolha mobiliário sem arestas pontiagudas ou com componentes que possam ser engolidos pelas crianças.
Durante a compra, procure escolher opções com durabilidade e que se adaptem ao crescimento das crianças, como por exemplo, cadeiras de papa que se possam transformar em cadeiras que a criança possa mais tarde usar para fazer desenhos.
Por último, mas não menos importante, aposte em mobiliário que seja funcional.
5. Almofadas e roupa de cama
Uma forma de proporcionar um ambiente confortável e aconchegante para a criança dormir é a escolha das almofadas e da roupa de cama.
No caso das almofadas, elas são melhor forma de decorar os quartos de criança com pouco dinheiro. Por isso, escolha as cores e os padrões de acordo com o tema da decoração.
No que diz respeito à roupa de cama, dê preferência à de algodão, pois é mais macia e fresca, ideal para as épocas mais quentes do ano.
6. Tapetes
Ainda dentro dos têxteis-lar, não há nada mais aconchegante e importante na decoração de quartos de criança do que um tapete.
Muito mais do que tornar o ambiente confortável e agradável, os tapetes são uma boa forma de amparar algumas quedas. Além disso, servem como base para as crianças se sentarem e brincarem.
Tendo em conta as suas potencialidades, escolha um tapete fofo, lavável e de acordo com a decoração do quarto.
7. Utilizar as paredes para decorar o quarto da criança
Se se enquadra no tema do quarto do mais pequeno, pode usar as paredes para a decorar o espaço. Como?
Papel de parede: com ou sem textura, com cores mais alegres ou pastel, o papel de parede é de fácil manutenção, pois é muito prático para se limpar. Além disso, é fácil de remover;
Pósteres e quadros: pode aplicá-los e removê-los sempre que quiser. Quanto aos temas, formas ou cores, existem imensos à escolha, desde figuras geométricas a animais;
Tinta: se optar por pintar o quarto, escolha tintas sem cheiro e laváveis;
Lousa: caso tenha essa possibilidade, crie uma parede em lousa no quadro. Certamente que não há decoração mais dinâmica, personalizável e criativa que esta!
Como vê, decorar quartos de criança é muito mais simples do que parece! Só precisa de aplicar estas dicas e ver o resultado final.