Moda

O que vestir num casamento

Ir a um casamento não é só felicitar os noivos, e comprar uma roupa bonita (e muitas vezes cara). Existe todo um leque de regras que deve ser respeitado quando somos convidados para uma cerimónia deste estilo.

Por exemplo quando o assunto é um casamento existem algumas coisas que devem ser tidas em conta, como por exemplo o horário e o local. Além disso o parentesco ou a proximidade com os noivos também deve ser tida em conta na hora de escolher entre um vestido mais formal ou um vestido de baile (em inglês, falamos dos famosos, formal dresses & gowns).

Se o casamento for realizado de manhã o ideal é apostar em cores claras ou estampas delicadas, os tecidos devem ser leves como por exemplo linho ou algodão. Se por outro lado, o casamento vai decorrer à tarde, então é seguro apostar em rendas ou em seda, e como provavelmente a festa  vai arrastar-se até ao período da noite, as cores podem ser mais fortes. Contudo, se o casamento decorrer durante a noite, então, as regras mudam, neste caso as cores claras devem ser fortemente evitadas, e deve-se apostar em tecidos como seda, chiffons entre outros.

  • Outras regras de ouro:
    Evitar vestidos pretos – apenas usem esta cor se forem convidados.
    Jamais usem vestidos brancos – esta é a cor da noiva e como tal, ninguém deve usar.
    Vestidos longos – apenas devem ser usados em cerimónias formais ou pelas madrinhas dos noivos.
    Vestidos vermelhos – também não são recomendados, uma vez que esta cor esta associada ao desejo, deve ser apenas usada pela mãe e irmã do noivo.
    Outros modelos – se pretendem usar um macacão ou um fato, não existem limitações, contudo os especialistas defendem que devem ser usados tecidos nobres.
    Acessórios – devem ser discretos e elegantes, contudo se o visual for mais “simples”, podem apostar em acessórios que contribuam para um visual mais caprichado.

Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades, mas como dá para ver, existem certos detalhes que nunca saem de moda, e nem deve ser esquecidos na hora de escolher o vestido ideal para as convidadas, madrinhas e damas de honor (em inglês, bridesmaid dresses).