listerine é inútil e pode causar câncer

Posted by failman at 14 April 2009

Category: sem categoria

Tags: , , , , , ,

Enxaguante bucal favorece câncer de boca

O uso de enxaguatórios bucais no Brasil cresceu 2.277% de 1992 a 2007, mostra um levantamento realizado pelo cirurgião-dentista Marco Antônio Manfredini, pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), baseado em informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. (…) Para Manfredini, o incentivo ao consumo indiscriminado de enxaguatórios deve ser criticado. “Observamos um grande investimento na indução ao uso do produto. E é importante dizer que, ao contrário da pasta, da escova e do fio dental, o colutório não tem indicação universal. É preciso concentrar a utilização para casos específicos.”

Além de não ser essencial à saúde oral, o uso frequente de enxaguatórios bucais com álcool aumenta os riscos de câncer de boca e da faringe.

Uma revisão científica publicada no fim de 2008 na revista da Academia Dental Australiana compilou estudos do mundo todo que encontraram essa relação.

De acordo com os pesquisadores, há evidências suficientes para aceitar a ideia de que enxaguatórios bucais com álcool contribuem para aumentar a taxa de câncer oral.

Grande parte dos produtos comercializados no Brasil contém álcool. Um estudo brasileiro realizado com 309 pacientes e publicado no ano passado na “Revista de Saúde Pública” também encontrou a mesma associação.

(…)

O álcool presente nos enxaguantes contribui para o aumento das taxas de câncer oral de forma similar às bebidas alcoólicas –e sabe-se que o álcool é o segundo fator de risco para a doença, depois do tabagismo, aumentando de cinco a nove vezes os riscos. (…) O álcool não é um agente causador de câncer isoladamente, mas uma enzima do organismo o transforma em acetaldeído, substância que pode alterar as células da boca e causar tumores na região.

“O problema é usar diariamente o produto, pois o dano constante não dá tempo de as células se repararem. O uso de enxaguatórios bucais [com álcool] precisa ser mais estudado, mas é algo parecido com o que ocorre com o cigarro: quanto mais exposição, maior o risco”, diz Kowalski.

Por isso, dentistas recomendam o uso do produto sem álcool, seja manipulado, seja de marca.

“O produto é um bom auxiliar na limpeza da boca, mas não deve conter álcool. As pessoas acham que um enxágue que queima a boca é melhor, mas produto bom não precisa dar essa sensação. A substância antisséptica não é o álcool”, diz Consolaro.

Indicações

Dentistas recomendam o uso de enxaguatórios após cirurgias, raspagem de dente, casos de alta incidência de cárie, doenças da gengiva e para pessoas que não têm coordenação motora para realizar uma boa escovação.

Para o restante da população, o uso é opcional, apesar de boa parte da publicidade desse tipo de produto sugerir que ele combate mau hálito.

“Do ponto de vista da higiene bucal, não é necessário. Quem tem boa higiene bucal geralmente não tem halitose –e, se tiver, não será o enxaguatório que vai resolver o problema”, afirma Manfredini.

atualização:
mandei email pro cale conosco da johnson e johnson:

para: sacjj@conbr.jnj.com

caros,

há 1 mês comecei a usar listerine como enxaguante bucal. ao menos 2 vezes por dia faço uso do produto conforme o rótulo.

hoje li a seguinte notícia, veiculada pela folha:

    Enxaguante bucal favorece câncer de boca

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u549781.shtml

o texto diz, citando especialistas, que o enxaguante bucal não tem indicação para uso geral, mas só em casos específicos, que é desnecessário e não resolve o problema do mau hálito.

mas o pior: diz que o uso diário pode causar câncer.

solicito que me respondam o seguinte:

    a johnson & johnson consegue me garantir que, se eu continuar usando o listerine conforme as instruções do rótulo a partir daqui, eu não pegarei câncer na boca?
    ou eu corro esse risco se assim o fizer?

obrigado.

foi também pra associação brasileira de odontologia:

para: abonacional@uol.com.br, presidente@abo.org.br

caros da associação brasileira de odontologia,

há 1 mês comecei a usar listerine como enxaguante bucal. ao menos 2 vezes por dia faço uso do produto conforme o rótulo. nesse rótulo consta o selo de ‘aprovado pela associação brasileira de odontologia’, e é por isso que resolvi escrever.

hoje li a seguinte notícia, veiculada pela folha:

    Enxaguante bucal favorece câncer de boca

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u549781.shtml

basicamente, o texto diz, citando especialistas, que o enxaguante bucal é inútil para casos sem indicação médica, não resolve problema de mau hálito e ainda favorece o câncer na boca.

por isso, solicito que a associação, se possível e por favor, me responda o seguinte:

    os responsáveis pelo selo de aprovação garantem que, se eu continuar usando o listerine conforme as instruções do rótulo a partir daqui, eu não pegarei câncer na boca?
    ou eu corro esse risco se assim o fizer?

obrigado

53 Comments

  1. ANDREZA CRISITNA CHAGAS DE OLIVEIRA says

    eu ia comprar justamente o listerine com alcool e minha mae pediu que eu olhasse na internet e eu olhei e por sorte vi essa pagina agorra eu nao vou mais comprar o lsterine com alcool fiquei com muito medo apos o comentario wanda won esse depoimento e horrivelllllllllllllllllll nao uso mais listerine !!! meu dentista disse que ue tenho que usar listerine com alcool frequentemente por de eu ter constantemente gengivite O QUE EUFAÇO PARO DE USAR OU NAO???

  2. Simone says

    Dr Sergio, o senhor recomenda o uso de enxaguatorios bucais, se sim, qual seria o mais adequado para a população no geral? Qualquer um sem álcool?

  3. Fabricio Audi says

    Perfeito Dr. Sergio , concordo plenamente com o Sr., o LISTERINE nao presta pra nada !!!!

    Como tem gente ignorante e mercenaria nesse mundo ….

Leave a Reply

Leave a Reply
  • (required)
  • (required) (will not be published)