5 dicas básicas para um bom macarrão:

  • existe um ditado italiano que diz que “a água do macarrão deve ser tão salgada quanto o Mediterrâneo”. E o Mediterrâneo é salgado pacas, acreditem.
  • óleo na água: evite. O óleo forma uma película em volta da massa que, sim, impede que elas fiquem grudando umas nas outras. Mas também impede que a massa absorva o molho, favorecendo aquela poça no fundo do prato. Use apenas em caso de emergência, tipo, panela pequena e muito macarrão a ser feito. Do contrário, o segredo é MUITA ÁGUA. FERVENDO.
  • confira o tempo de cozimento na embalagem, e desconte 1 minuto ou 2. Enquanto estiver quente, o macarrão continua cozinhando sozinho, mesmo fora da panela. Se acrescido de um molho quente, ele vai cozinhar mais ainda e ficar molenga demais.
  • pelo mesmo princípio, se você terminar de cozinhar o macarrão muito antes do molho ficar pronto, esfrie a massa em água corrente e reserve. Deixe que ela volte a esquentar depois, ao juntá-la ao molho.
  • conheça sua massa (ok, essa é um pouco mais difícil). Sempre experimente o macarrão ainda sem tempero, e tente avaliar outras características, como textura e mastigação, até chegar numa marca que você considera ideal. Italiano é um povo tradicionalista, quando acha uma massa que é do seu agrado, é a que ele vai comer pro resto da vida sem enjoar.

6 Comments

  1. tiagón says:

    #4: ah, mas empapar de cloro a rica massinha? calcula melhor o tempo antes, amigo leitor! ;D

    tá do caralho o blog. abraço!

  2. Fred Leal says:

    tô contigo, tiagón! vale até usar água filtrada ou gelo pra evitar jogar o maca debaixo da torneira… mas o melhor mesmo é acertar o tempo! ;)

  3. Larissa Soler says:

    Virei fã! hahahahah
    To colando pra todos do departamento o link de vcs ! hahaha muito bom ! ;D

  4. cissa says:

    não poderia ter escolhido outra iguaria pra me conquistar. preciso saber fazer macarrão direito porque é a única coisa que eu já tentei cozinhar na vida. então, ao menos isso…

    \o/

    BEIJO

  5. Ana says:

    Cara, demais o blog. E depois que meu padrasto, italiano, passou a morar com a gente, eu percebi o que eram essas ‘tradições macarrônicas’ deles. Água sem sal? Crime! Macarrão mole? Melhor nem comer. Quebrar o macarrão na hora de pôr na panela? Na boa, motivo pra ser expulso de casa.

    Tentei assinar seu feed e não consegui… vc tem feed?

  6. Fred Leal says:

    Ana, tem feed sim! http://fubap.org/rangotru/feed/

Leave a Reply